Designer brasileiro criou a tipografia da Jabulani para Adidas

Nesta Copa do Mundo, houve um brasileiro que colocou a mão na bola com o maior orgulho – e não levou nenhuma falta. Não foi durante o jogo, e, na verdade, a Copa nem tinha começado ainda. Mas a criação do brasileiro Yomar Augusto já estava lá na polêmica Jabulani: o designer é o criador da tipografia Unity, que estampa a bola oficial do evento.

A fonte foi criada quando Yomar trabalhava na agência 180 Amsterdam, que tem entre seus clientes a Adidas, patrocinadora de algumas seleções da Copa do Mundo (Alemanha, Argentina, França, China, Dinamarca, Espanha, Grécia, Japão) e responsável por alguns dos equipamentos oficiais do evento, como a bola Jabulani.

O brasileiro Yomar conta que levou cerca de três meses para deixar a fonte pronta, no fim do ano passado. A base foi o número 8, no qual usou dois triângulos (com algumas curvas nos vértices, exatamente como os triângulos que estampam a Jabulani). Repare (na foto) como todas as curvas das outras letras se baseiam nas curvas do número.

“Esta é uma fonte ‘display’”, explica Yomar. “Ela é boa para títulos e coisas curtas, não para texto corrido.”

O designer se inspirou em algumas formas típicas dos anos 60. O aspecto meio futurista da fonte foi por acaso. “Na época, havia a história da corrida espacial, que influenciou muito o design.”

Yomar é brasiliense e cresceu no Rio de Janeiro. Quando foi para a Holanda com a namorada, em 2004, para estudar, acabou ficando por lá e trabalhou na agência 180 Amsterdam, onde criou a Unity. Hoje, trabalha como freelancer e revela: “Meu objetivo é trabalhar com tipografia para esportes.”

Fonte: Estadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>